Destaque Notícias

Flávio Dino reverte decisão do STJ em favor de GCM que pode realizar buscas

O ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino derrubou decisão do Superior Tribunal de Justiça e definiu que as Guardas Civis Municipais poderão realizar buscas. A decisão se deu em análise de uma Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental.

Na decisão, Flávio Dino reverteu decisão do Superior Tribunal de Justiça e manteve acórdão que condenou um homem por roubo a partir de abordagem da GCM.
A reclamação contra o Habeas Corpus concedido pelo STJ foi interposta pela Associação Nacional de Altos Estudos de Guarda Municipal e pelo Sindicato dos Guardas Municipais de Campo Grande (SINDGM-CG).

O STJ vem decidindo de forma diferente sobre o tema. A 6ª Turma da corte já firmou entendimentos de que a possibilidade de busca pessoal das guardas está restrita à “relação clara, direta e imediata com a necessidade de proteger a integridade dos bens e instalações ou assegurar a adequada execução dos serviços municipais”.

O ministro disse ainda que a ADPF alterou o rumo do debate e justificou que caso mantivesse a restrição a GCM. “Teríamos um órgão de segurança pública de mãos atadas para atender aos cidadãos na justa concretização do direito fundamental à segurança. Ou seja, esvaziar-se-ia de eficácia o quanto decidido por esta Suprema Corte, com arrimo em evidente e equivocada presunção de ilegitimidade de atos administrativos, no caso os concretizadores do Poder de Polícia das Guardas Municipais”.

Fonte: Flávio Dino reverte decisão do STJ em favor de GCM que pode realizar buscas -> https://jmonline.com.br/geral/flavio-dino-reverte-decis-o-do-stj-em-favor-de-gcm-que-pode-realizar-buscas-1.377892

Link da Decisão

Related posts

Com voto de Zanin, STF fixa que guarda municipal integra sistema de segurança pública

Redação Guardas Municipais Brasil

PORTARIA DE PESSOAL Nº 8, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2023

Redação Guardas Municipais Brasil

Após câmeras, letalidade policial em SP chega ao menor nível desde 2005

admin

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ver mais

Políticas de Cookies e de Privacidade